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Boa comunicação é essencial para que você seja bem-interpretado e valorizado em seu ambiente de trabalho. Confira nove dicas práticas que podem ajudá-lo:
1. DEMONSTRE SIMPATIA
Antes de atingir a essência de sua conversa, ou seja, seu verdadeiro objetivo, garanta que a pessoa se sinta bem-vinda e confortável em sua presença, evitando mal entendidos e preconceitos.
2. CONECTE-SE
Durante a conversa, procure fatores entre vocês que podem ser utilizados como iniciativa para uma conexão maior, em nível pessoal, se possível. Destinos de viagem, músicas e até mesmo filhos podem ser assuntos de possível interesse mútuo.
3. MANTENHA-SE POSITIVO
Não importa qual seja a reação da pessoa e como estejam suas expectativas, procure manter o equilíbrio e a educação, para que em nenhum momento você perca a razão.
4. CUIDADO COM O TOM DE VOZ
O que você deseja falar pode ser uma boa mensagem, mas o tom de voz utilizado pode fazer com que você seja mal interpretado. Cuidado com os limites delicados entre a agressividade e a firmeza e não deixe que sua confiança passe por cima dos sentimentos dos outros.
5. FOQUE-SE NOS RESULTADOS
É importante definir quais são os resultados que você deseja obter com a conversa, para que ela seja objetiva e não seja bombardeada com argumentos desnecessários e coadjuvantes.
6. APRENDA A OUVIR
Contato visual é um dos elementos essenciais da comunicação. Além disso, é necessário cuidar para não interromper ninguém. Deixe a pessoa expressar tudo que deseja e não imponha suas opiniões para os outros.
7. PROCURE DICAS NÃO VERBAIS
Fique atento para a linguagem corporal. Se a pessoa está com os braços cruzados, por exemplo, pode ser um indicativo que não está satisfeito com o que ouve.
8. PEÇA FEEDBACK
Pergunte para a pessoa se ela entendeu realmente o que você quis dizer e garanta que a comunicação entre vocês esteja clara e transparente.
9. NÃO ABANDONE A PESSOA DEPOIS DA CONVERSA
Seja claro sobre as ações que você irá tomar depois que vocês conversarem. Não deixe que a pessoa se sinta relegada depois da conversa, mas procure fazer o que é chamado de “follow-up”, ou seja, mande um e-mail ou ligue para saber como a pessoa está reagindo depois da conversa e das decisões.
FONTE: Universia Brasil
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