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9 dicas para aprimorar suas habilidades de comunicação

Boa comunicação é essencial para que você seja bem-interpretado e valorizado em seu ambiente de trabalho. Confira nove dicas práticas que podem ajudá-lo:


1. DEMONSTRE SIMPATIA

Antes de atingir a essência de sua conversa, ou seja, seu verdadeiro objetivo, garanta que a pessoa se sinta bem-vinda e confortável em sua presença, evitando mal entendidos e preconceitos.


2. CONECTE-SE

Durante a conversa, procure fatores entre vocês que podem ser utilizados como iniciativa para uma conexão maior, em nível pessoal, se possível. Destinos de viagem, músicas e até mesmo filhos podem ser assuntos de possível interesse mútuo.


3. MANTENHA-SE POSITIVO

Não importa qual seja a reação da pessoa e como estejam suas expectativas, procure manter o equilíbrio e a educação, para que em nenhum momento você perca a razão.


4. CUIDADO COM O TOM DE VOZ

O que você deseja falar pode ser uma boa mensagem, mas o tom de voz utilizado pode fazer com que você seja mal interpretado. Cuidado com os limites delicados entre a agressividade e a firmeza e não deixe que sua confiança passe por cima dos sentimentos dos outros.


5. FOQUE-SE NOS RESULTADOS

É importante definir quais são os resultados que você deseja obter com a conversa, para que ela seja objetiva e não seja bombardeada com argumentos desnecessários e coadjuvantes.


6. APRENDA A OUVIR

Contato visual é um dos elementos essenciais da comunicação. Além disso, é necessário cuidar para não interromper ninguém. Deixe a pessoa expressar tudo que deseja e não imponha suas opiniões para os outros.


7. PROCURE DICAS NÃO VERBAIS

Fique atento para a linguagem corporal. Se a pessoa está com os braços cruzados, por exemplo, pode ser um indicativo que não está satisfeito com o que ouve.


8. PEÇA FEEDBACK

Pergunte para a pessoa se ela entendeu realmente o que você quis dizer e garanta que a comunicação entre vocês esteja clara e transparente.


9. NÃO ABANDONE A PESSOA DEPOIS DA CONVERSA

Seja claro sobre as ações que você irá tomar depois que vocês conversarem. Não deixe que a pessoa se sinta relegada depois da conversa, mas procure fazer o que é chamado de “follow-up”, ou seja, mande um e-mail ou ligue para saber como a pessoa está reagindo depois da conversa e das decisões.


FONTE: Universia Brasil


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