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5 dicas para um bom trabalho de pós-vendas no Dia dos Namorados

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Uma pesquisa recente realizada pelo portal Satisfação de Clientes, apontou que 85% das empresas brasileiras não fazem ou nunca fizeram um trabalho de pós-venda.


Se você parar e pensar um pouco no tamanho da concorrência que existe quando se fala em ofertas de produtos ou serviços, claramente temos aqui uma oportunidade muito boa para se destacar e fidelizar seus clientes.


Um bom trabalho de pós-venda é como um namoro que deu certo. O dia a dia é respeitoso, a gente faz uns agrados de surpresa, oferece um presentinho, mesmo que não seja uma data especial, enfim, a gente se importa com o outro e quer vê-lo sempre feliz!


Confira nossas dicas:

Não existe fórmula mágica para um namoro feliz. Relacionamentos de sucesso se constroem diariamente, a gente precisa fazer a pessoa se apaixonar todos os dias.

A mesma coisa acontece com o seu negócio e seus clientes. Para cultivar esse relacionamento, você precisa agir.


1 – Faça follow-up

Se não der assistência, abre para a concorrência! A famosa frase utilizada em muitos relacionamentos se encaixa muito bem nas relações entre empresa e cliente.


E-mails marketing são uma maneira de surpreender os clientes com uma boa história e vai lembrá-los sempre de que a sua empresa está por ali, pronta para atendê-los sempre que precisarem.


Jamais se esqueça de mandar os parabéns no aniversário do seu cliente ou fazer votos em uma data comemorativa. A pior coisa que existe em um relacionamento é uma das partes achar que a outra não se importa com ela.


Entrar em contato com clientes, que já não compram há algum tempo, também é importante. Tente descobrir o que aconteceu e faça-os se sentirem importantes, afinal, um bom relacionamento é uma via de mão dupla, as partes precisam se complementar.


Desenvolver alguma forma de pesquisa de satisfação também pode contribuir muito com as suas estratégias e não subestime, nunca, o poder das redes sociais, use-as a favor da sua empresa.


Caso algum dia a sua empresa receba uma crítica, ouça com atenção e procure se colocar no lugar do cliente. Não tenha medo das DRs!


2 – Faça parcerias

Não se preocupe em divulgar o produto ou serviço de outra empresa, em um relacionamento feliz a gente quer sempre proporcionar o melhor para o outro. Por isso, pensar em algo que complemente aquilo que você oferece e trazer ainda mais vantagens para os seus clientes vai trazer uma sensação de que a sua empresa tem empatia.


É claro que a parceira também tem que agregar algum valor à sua venda e para a venda do seu parceiro, todo mundo precisa sair ganhando de alguma forma. Vendas de produtos que se complementam é uma ótima opção, por exemplo: sua empresa vende massas caseiras, pode fazer parceria com alguém que venda doces caseiros para a sobremesa.


Proporcionar novas experiências para seus clientes é bom e eles vão se lembrar de quem fez a indicação com muito carinho.


3 – Ofereça brindes

Principalmente para os clientes mais antigos, ou seja, aqueles que já podem ser chamados de clientes fiéis é muito importante fazê-los se sentirem especiais e até um pouquinho mimados.

Ofereça brindes, presentes, descontos exclusivos, tudo para mostrar o quanto ele é valioso para a sua empresa.


Mas atenção aqui: no caso dos brindes, eles precisam fazer sentindo e estarem envolvidos no universo do relacionamento. Fuja dos brindes básicos como canetas e chaveiros. Relembre um acontecimento marcante na história de vocês e tente trazer algo personalizado. Use a criatividade!


4 – Cumpra o que prometeu

E mais do que isso, não prometa o que não poderá cumprir! A decepção e a falta de empatia destroem a confiança de qualquer relacionamento. Se você criar uma expectativa de que algo irá acontecer, faça com que aconteça, custe o que custar.


É melhor abrir mão de lucros, em uma determinada ação, do que perder o cliente para sempre por conta de uma promessa não cumprida.


Agora se você entrega exatamente o que disse que ia entregar ou, quando possível, vai além das expectativas, não tem como o seu cliente ficar infeliz e, cliente feliz, volta a comprar da sua empresa e ainda indica para todo o mundo!


5 – Lançamentos de novos produtos ou serviços

Não deixe o seu relacionamento cair na rotina! Novidades são sempre bem-vindas.


É claro que não adianta oferecer uma gama infinita de produtos ou serviços, quem faz de tudo acaba não fazendo nada com perfeição e para se diferenciar, sua empresa precisa chegar o mais perto possível de uma entrega perfeita.


Edições especiais limitadas, novas coleções, um serviço exclusivo... Existem várias maneiras de se manter dentro da expertise da sua empresa e ainda assim ser único.


E, o mais importante: cliente fiel precisa saber das novidades sempre em primeira mão!

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