O que é um funil de vendas?
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O que é um funil de vendas?

Se você estuda, ou estudou, um pouco sobre marketing digital já deve ter se deparado com o termo Funil de Vendas. #vohaus #marketing #vendas #florianopolis #jaraguadosul #balneariocamboriu #blumenau


Se você estuda, ou estudou, um pouco sobre marketing digital já deve ter se deparado com o termo Funil de Vendas.

Muito utilizado como estratégia para conquistar clientes, o Funil de Vendas serve para direcionar seus esforços para o público que mais interessa para o seu negócio, poupando iniciativas desnecessárias de marketing. Isso acontece pois, com o Funil, você consegue identificar o interesse de seus clientes e direcioná-los para seus diferentes produtos e serviços.

Além disso, você identificará aqueles clientes que ainda não se posicionaram junto aos seus produtos e serviços, podendo, de acordo com cada situação, desenvolver estratégias diferenciadas para eles, ajudando-os assim em sua decisão final de compra ou não. O funil é composto por 5 etapas, conforme mostra a imagem abaixo:



Vamos conhecer um pouco mais sobre cada etapa:


ETAPA 1 - ATRAIR

Nesta etapa você traz visitantes para o seu site, landing page ou rede social, por meio de conteúdos ricos sobre a sua área. Outras formas de atrair visitantes é otimizando seu conteúdo, utilizando boas- práticas de SEO e utilizando mídia paga, sendo mais comum o Google Adwords.


ETAPA 2 - CONVERTER

Nesta etapa, é importante conseguir o contato de seu visitante e tornar ele um Lead, assim poderemos nos relacionar com ele no futuro. Podemos obter esses contatos criando formulários e disponibilizando itens para download.


ETAPA 3 - RELACIONAR

Nesta etapa, já sabemos o que interessa para nosso lead, com base em seu histórico de downloads dos conteúdos oferecidos na etapa CONVERTER, e podemos nos relacionar com eles por meio de e-mails marketing direcionados. Assim os abastecemos com informações, preparando-os para a próxima etapa.


ETAPA 4 - VENDER

Nesta etapa é que a equipe de vendas entra, efetivamente, em ação, pois já temos em mãos os interesses do público e sabemos com mais facilidade sobre suas necessidades. Dessa forma, é mais provável que o equipe de vendas obtenha sucesso em sua estratégia, já que o lead foi preparado e entregue como uma grande oportunidade para eles.


ETAPA 5 - ANALISAR

Conforme desenhamos no gráfico, esta etapa é presente em todo o Funil, e possui o objetivo de medir a eficiência e eficácia de todo o processo. Caso você perceba que uma das etapas não está sendo efetiva e fornecendo os resultados esperados, com a análise é possível mudar de planos para tornar o processo eficiente.E então, gostou das nossas dicas?

Em breve vamos postar ainda mais conteúdos sobre Marketing Digital para você!


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