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Se você estuda, ou estudou, um pouco sobre marketing digital já deve ter se deparado com o termo Funil de Vendas.
Muito utilizado como estratégia para conquistar clientes, o Funil de Vendas serve para direcionar seus esforços para o público que mais interessa para o seu negócio, poupando iniciativas desnecessárias de marketing. Isso acontece pois, com o Funil, você consegue identificar o interesse de seus clientes e direcioná-los para seus diferentes produtos e serviços.
Além disso, você identificará aqueles clientes que ainda não se posicionaram junto aos seus produtos e serviços, podendo, de acordo com cada situação, desenvolver estratégias diferenciadas para eles, ajudando-os assim em sua tomada de decisão de comprar ou não. O Funil de Vendas é composto por 5 etapas, conforme mostra a imagem abaixo:
ETAPA 1 - ATRAIR
Nesta etapa você traz visitantes para o seu site, landing page ou rede social, por meio de conteúdos ricos sobre a sua área. Outras formas de atrair visitantes é otimizando seu conteúdo, utilizando boas-práticas de SEO e utilizando mídia paga, sendo mais comum o Google Adwords.
ETAPA 2 - CONVERTER
Nesta etapa, é importante conseguir o contato de seu visitante e tornar ele um Lead, assim poderemos nos relacionar com ele no futuro. Podemos obter esses contatos criando formulários e disponibilizando itens para download.
ETAPA 3 - RELACIONAR
Nesta etapa, já sabemos o que interessa para nosso Lead, com base em seu histórico de downloads dos conteúdos oferecidos na etapa CONVERTER, e podemos nos relacionar com eles por meio de e-mails marketing direcionados. Assim os abastecemos com informações, preparando-os para a próxima etapa.
ETAPA 4 - VENDER
Nesta etapa é que a equipe de vendas entra, efetivamente, em ação, pois já temos em mãos os interesses do público e sabemos com mais facilidade sobre suas necessidades. Dessa forma, é mais provável que a equipe de vendas obtenha sucesso em sua estratégia, já que o Lead foi preparado e entregue como uma grande oportunidade para eles.
ETAPA 5 - ANALISAR
Conforme desenhamos no gráfico, esta etapa é presente em todo o Funil, e possui o objetivo de medir a eficiência e a eficácia de todo o processo. Caso você perceba que uma das etapas não está sendo efetiva e fornecendo os resultados esperados, com a análise é possível mudar de planos para tornar o processo eficiente. E então, gostou das nossas dicas?
Em breve vamos postar mais conteúdos sobre Marketing Digital para você!
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