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Guia prático de SEO: como melhorar o posicionamento do seu negócio no Google

O crescimento e expansão dos negócios é algo muito importante e acontece diariamente. Mas para que isso ocorra com qualidade, diversas estratégias e ferramentas podem ser utilizadas, como definir um guia prático de SEO e materiais para campanhas de marketing tradicional e digital.



Uma maneira de se destacar em um mercado tão competitivo e que alterou as práticas de consumo é utilizando os ambientes online em favor da marca.


Isso permite alcançar e se aproximar dos potenciais clientes de forma mais clara e, por vezes, mais “discreta”, sendo que o guia prático de SEO pode ser usado para isso, melhorando o ranqueamento nos buscadores de pesquisa.


O que é SEO e como auxilia no sucesso dos negócios?

O SEO (Search Engine Optimization) é um termo que, em português, é definido como otimização dos mecanismos de busca.


Basicamente, o SEO reúne um conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar a visibilidade de sites nos mecanismos de busca como Bing, Google, Yahoo, entre outros.


A melhora nesse posicionamento permite o aumento do tráfego orgânico e a autoridade, o que traz mais importância para a marca e, até mesmo, oportunidades de negócio.


As empresas que têm um site podem estar mais à frente das demais. Contudo, não basta colocá-lo no ar. É essencial ter tráfego, pois sem ele não há leads, clientes e vendas.


Neste cenário, o SEO é considerado uma das melhores estratégias de Marketing digital, aumentando o tráfego das páginas, possibilitando ampliar o número de clientes e agregar diversos outros ganhos.


Isso porque as buscas do Google são feitas pelos usuários diariamente, por isso as empresas e marcas que consideram este fator e implementam as melhores técnicas de SEO podem ter bons resultados nos negócios.


Aplicação do SEO para o crescimento e credibilidade

Os métodos de SEO permitem conquistar e melhorar o ranqueamento orgânico nessas páginas de busca, graças a otimização dos sites e aplicações de palavras-chave no desenvolvimento de conteúdos e das páginas, o que facilita a leitura e localização pelos mecanismos de busca e pelos internautas.


O processo de busca orgânica acontece conforme os usuários digitam palavras-chave na barra de pesquisa dos buscadores e são definidas por diferentes aspectos, como pesquisas anteriores e comportamento na internet.


Após isso, os motores de buscas mostram os melhores resultados com base no que está sendo procurado e todas essas informações observadas.


Um outro aspecto interessante no uso do SEO como estratégia de marketing é o foco em tráfego orgânico, sem mídia paga, o que reduz a necessidade de investimento monetário para alcançar o público.


Contudo, nada impede que a empresa ou marca use os artifícios do tráfego pago aliados ao SEO para potencializar os resultados e ter ações efetivas em diferentes prazos, por exemplo.

  1. SEO e mídia paga

Uma maneira de destacar os produtos, serviços e conteúdos da empresa é utilizando o recurso de anúncios pagos nos buscadores e redes sociais.


Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads são as mais utilizadas, mas apostar em ferramentas pouco exploradas pode ser uma ótima solução para alcançar novos públicos.


O Twitter Ads é uma plataforma que permite segmentar o público e fazer campanhas mais criativas e diversificadas, graças a elaboração de anúncios em formato de tweets, banners ou mesmo evidenciar perfis.


Contudo, eles podem se mostrar ainda mais efetivos quando apresentam as técnicas de SEO, possibilitando o impulsionamento por meio das palavras-chave que aumentam a possibilidade de aparecer para nichos de leads mais específicos.

  1. Inbound Marketing aliado ao SEO

O Inbound Marketing é uma estratégia muito utilizada no marketing, pois visa atrair, encantar e convencer o público-alvo a respeito dos produtos e serviços da marca, seus diferenciais e demonstrar seus valores e causas, fazendo com que o público se identifique e se aproxime desse mercado.


Assim, aliar o SEO a esta estratégia é o modo de melhorar o alcance e, deste modo, ter resultados benéficos para o negócio.


Os conteúdos “especiais”, que visam sanar dúvidas e aprofundar sobre a marca, permitem que as empresas e marcas se aproximem dos clientes, criando um bom relacionamento, isto graças a elaboração de um conteúdo de qualidade.


As vantagens desta estratégia unida ao SEO é a possibilidade de aumentar o poder de persuasão, mensurar os resultados em tempo real, os clientes procurando a empresa por conta de gostarem dos produtos e serviços, entre outros ganhos.

  1. Marketing de Conteúdo e SEO

O SEO e o Marketing de Conteúdo são estratégias que podem se complementar, na verdade, o marketing de conteúdo é uma parte fundamental das estratégias de SEO, principalmente no off page, e para as ações de marketing de atração.


Sendo assim, uni-las de forma apropriada e planejada é uma excelente solução para melhorar e aumentar o ranqueamento, engajamento e sucesso para as ações.


A elaboração de materiais com conteúdos que sejam relevantes para o público-alvo, enquanto o SEO permite destacar os pontos principais do conteúdo, com as palavras-chave, por exemplo, permite aumentar a relevância, além de melhorar a leitura nos buscadores.


O principal objetivo do marketing de conteúdo no SEO é a entrega de materiais eficientes e que sejam fáceis de serem encontrados durante a busca.


Para conseguir isso, é essencial que os conteúdos tenham informações relevantes e seja coerente para facilitar a leitura das pessoas.


Algumas das estratégias de SEO mais utilizadas são o link building, descrição de imagens e vídeos, palavras-chave, arquitetura do site, responsividade, design e programação do site.


Portanto, a utilização do SEO é um recurso essencial para melhorar o ranqueamento nos buscadores de pesquisa e tornar toda a relação dos usuários com a página mais fluida e otimizada.


Isso ajuda as empresas nas vendas, popularidade, reconhecimento na área de atuação, fortalece a presença no meio online, além de manter a constância e qualidade no trabalho perante o público, conquistando-o e fidelizando-o.