top of page

Internet das Coisas

Os últimos anos têm sido de grandes saltos na área da saúde. A nanotecnologia e a internet das coisas apresentam possibilidades incríveis para prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias. Para os próximos anos já é possível vislumbrar grandes evoluções.


No Brasil, a demanda por uma Saúde Pública de qualidade é latente, tornando a discussão sobre internet das coisas ainda mais necessária.


Mas antes de continuarmos, você sabe o que é Internet das Coisas?

A Internet das Coisas (IOT) é uma tecnologia desenvolvida em que diferentes equipamentos se conectam uns com os outros por meio da internet, gerando o resultado esperado. Um exemplo da internet das coisas, comumente apresentado, são os ambientes que devem seguir uma mesma temperatura sempre, em que termostato e ar-condicionado se conectam para que o equipamento seja acionado sempre que a temperatura alcançar uma temperatura programada.

Na saúde, as aplicações são muito interessantes.


Os wearables (equipamentos vestíveis) utilizados na área da saúde, conseguem transmitir informações em tempo real com a internet das coisas, trazendo benefícios como:


● Registro autônomo de informações;

● Compartilhamento de dados;

● Registro eficiente de informações médicas;

● Marcapassos com IOT, em que profissionais de saúde podem monitorar o bem-estar dos pacientes mesmo à distância;

● Medidores de glicose, que enviam sinais do avanço ou estabilidade do diabetes;

● Entre outros.


Porém, grandes desafios cercam esse universo de inovação. Um deles é o registro dos dados sobre a saúde dos pacientes. A ética médica garante a confidencialidade de informações sobre a saúde do paciente e deve ser respeitado.


Nesse quesito, a segurança da informação é extremamente importante. É preciso criar soluções que garantam a confidencialidade no compartilhamento dessas informações e sua total eficiência, a fim de garantir ao paciente que suas informações médicas estão seguras.


Continue acompanhando nosso blog. Nele são apresentados assuntos voltados ao universo do marketing para empresas da área da saúde.

bottom of page