top of page

Você sabe a diferença entre o Marketing, a Propaganda e as Vendas?


Muitas pessoas confundem Marketing, Propaganda e Vendas e dizem que são a mesma coisa. Você também acha que elas são iguais? Na verdade, elas se correlacionam, pois em partes uma depende da outra, mas não são a mesma coisa. Quer saber a diferença entre elas? Então vamos lá:


- Marketing.

O Marketing nasceu para gerar valor ao produto e serviço. Ele não foi feito para enganar pessoas, mas sim para suprir suas necessidades. No início, o marketing foi criado para promover melhor os produtos que eram inventados e construídos. Porém, nos dias atuais, é muito mais fácil o negócio iniciar primeiro uma pesquisa de Marketing, que busca entender a real necessidade de um público alvo e depois desse entendimento se cria o produto/serviço. O Marketing é como se fosse o sistema solar de um universo chamado Administração. Pois bem, então temos o Marketing como sendo a ferramenta de uma empresa para entender, conquistar e manter clientes independente de fazer propaganda ou não. O Plano de Marketing é muito mais abrangente nesse sentido, o que torna a Propaganda uma das ferramentas do Marketing.


- Propaganda.

A propaganda é uma consequência de um dos P's do Marketing, a Promoção. Ela é uma das ações estratégicas do Marketing que busca qual é a melhor forma de divulgar o produto e o serviço. As ações efetivas da publicidade e da propaganda podem ser realizadas pelo "sistema solar marketing" ou descentralizadas para uma equipe de propaganda que busque efetivamente definir conceitos e ideias para a divulgação e campanhas necessárias em uma empresa, de seu produto e serviço. Por isso, em nosso exemplo de universo, temos a propaganda como "o planeta Terra".


- Vendas.

As Vendas são uma consequência geral de todo o processo. Elas não são o objetivo do Marketing, mas a consequência de um trabalho bem realizado e montado em um processo gigante que, quando estrategicamente bem estruturado, gera relações duradouras e estáveis entre clientes e empresa. As vendas também são uma consequência de uma propaganda bem-feita e bem divulgada, nas quais a empresa sabe realmente qual o seu público alvo que deve ser atingido e como abordar de uma forma eficaz e eficiente.


Então, ao falar do Marketing, da Propaganda e das Vendas, percebemos que elas não são a mesma coisa, porém se relacionam e estão intimamente ligadas. Para fazê-las funcionar é preciso pesquisa de mercado, entendimento do seu público alvo e um brainstorming que possa gerar novas ideias para melhorar cada vez mais sua comunicação e formas de atingir e preservar cada vez mais os seus clientes. Se precisar de ajuda, conte com a Vohaus para deixar sua empresa melhor posicionada no mercado, gerando maior abrangência através de boas estratégias de marketing, propaganda e vendas.


bottom of page