Já ouviu falar em uma estratégia de marketing que vai a fundo na pesquisa de como está a concorrência no mercado? Sim, isso é possível e mantém sua empresa atualizada e mais competitiva.
A técnica conhecida como benchmarking consiste em um processo de pesquisa entre empresas de um mesmo setor. Essa prática traz dados importantes de como está o cenário do seu negócio, quais são os erros e os acertos cometidos por outras empresas. E além disso, é capaz de mostrar estatísticas importantes para tomadas de decisões estratégicas.
Essa prática pode ser feita com a seleção de ao menos três concorrentes, perceba e tente metrificar o engajamento que eles possuem, o envolvimento do público com as campanhas e a qualidade do conteúdo entregue.
Compare as informações, identifique pontos altos e baixos e aprenda com os erros e acertos sempre seguindo os princípios éticos abaixo:
Confidencialidade
Na prática do Benchmarking os dados coletados são usados exclusivamente para estudo e pesquisa, por isso a confidencialidade é obrigatória para não prejudicar nenhum concorrente.
Legalidade
Os dados precisam ser obtidos de forma legal e transparente, portanto para cumprir esse princípio é preciso estar atento quando a informação requisitada possui preços ou alguma manipulação de mercado.
Troca
Aqui vale a colaboração, para obter dados é possível oferecer outros dados em troca, desde que sejam equivalentes, criando parcerias.
Contato
Existem profissionais específicos para lidar com essas informações, eles são conhecidos como contatos de Benchmarking e garantem que nada circule de forma errada. Esses contatos fazem todo o atendimento necessário para a coleta dos dados.
Preparação
Esse princípio é fundamental, é preciso preparação para saber quais dados são relevantes, como usá-los e como fazer a coleta deles.
Seja estratégico e saiba como trabalhar com as informações que o mercado traz para a sua empresa. Saiba que você pode contar com a Vohaus para fazer o diagnóstico que falta para o seu negócio decolar.
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