Imagine o seguinte cenário: você passou alguns anos construindo o nome da sua empresa, vendendo seus produtos, gerando uma bela experiência e de repente uma notificação bate em sua porta sinalizando que uma empresa que abriu as portas a alguns meses reclamou os direitos da marca.
Você, sem ter registrado sua marca, agora se vê tendo que mudar nome e toda comunicação da sua marca, só porque "esqueceu" de registrá-la. Tudo o que construiu terá que ser remodelado.
Isso gera custos e perdas. Além disso, o que o seu cliente irá pensar sobre o seu negócio? Faliu? Não deu certo? Foram comprados? Entrou um sócio novo? Será que ainda é bom?
Esse é apenas um caso comum onde um empresário esquece de proteger esse ativo tão importante.
Porém, o oposto também é verdadeiro, pois com sua marca registrada você pode impedir que alguém crie uma marca igual a sua, com mesmo nome, ícones, tipografia e função. E, sim, você pode pedir para essa pessoa rever a marca dela.
O GRANDE DESAFIO
Frente ao INPI não importa a idade da sua empresa, quem entrar com o pedido primeiro é quem detém os direitos da marca. Se você tem uma empresa 25 anos mais velha do que a outra, isso não significa nada. Quem entrou com o registro, detém a marca.
O QUE A MAIORIA DAS PESSOAS ACREDITAM?
Uma confusão comum é acreditar que ao registrar o domínio do seu site, por exemplo no registro.br, você protegeu sua marca. NÃO! Você só registrou seu domínio na internet, apenas isso.
Outra é que ao registrar sua empresa na junta comercial, você registrou a sua marca. NÃO! Você só disse para a prefeitura sob que nome irá trabalhar, ou seja, o nome fantasia e a razão social.
Se o novo detentor do registro da sua marca ou uma marca similar pedir para você tirar o site do ar até alterar a sua logo e nome, por exemplo, ele pode. E, infelizmente, isso lhe custará caro.
Portanto, aqui vem a primeira pergunta: você registrou a sua marca no INPI? Nós podemos te ajudar a pesquisar e descobrir o quão vulnerável sua marca está.
Ao entrar em contato, vamos te ajudar a analisar o índice de vulnerabilidade da sua marca e o que você precisa fazer para ficar 100% protegido.
Lembre-se: MARCA SEM REGISTRO É MARCA SEM DONO.
AGORA, O QUE PROTEGER?
Vamos descobrir o que são os elementos que precisa proteger? Assim você se sentirá seguro ou segura pelos próximos anos e poderá operar tranquilamente seu negócio e desenvolver a sua relação com seus clientes sem medo.
EXISTEM 4 TIPOS DE REGISTROS:
NOMINAL
São as letras e algarismos que contemplam a sua marca.
FIGURATIVA
São os desenhos, imagens e símbolos.
MISTA OU COMPOSTA
Combinação dos elementos nominativos e figurativos
TRIDIMENSIONAL
São as formas de seus produtos que o caracterizam como único.
Cada um pode entrar em diversos tipos de Classes.
E se você registrar na classe errada, não terá direito ao que pagou. Ou seja, não há um fiscal que irá analisar se seu registro está correto ou não, você tem que acertar sozinho ou com a ajuda de um profissional especializado em Registro de Marca, como nós por exemplo.
Ps.: Essa conversa é sem compromisso enquanto estivermos com a agenda desse projeto, portanto entre em contato rápido conosco. Ok?
AS 5 PRINCIPAIS RAZÕES PARA PROTEGER A SUA MARCA
Por que proteger a sua marca? Vamos analisar alguns pontos importantes.
1
Tranquilidade ao investir no seu negócio
Você pode continuar investindo na construção do seu nome, da sua marca, sem medo de perdê-la e, principalmente, garantindo que o seu cliente sempre se lembrará de você.
2
Você terá recursos para impedir a pirataria e o uso indevido da sua marca
Com o registro você pode defender os usos incorretos de sua marca, além de executar ações contra empresas que tentem se beneficiar da sua marca ou da credibilidade que você construiu ao longo do tempo.
3
Você pode franquear e licenciar a sua marca
Sim, mais uma forma de rentabilidade para o seu negócio. Se você construir uma marca desejada, assim como muitas que conhecemos por aí e estão na mente dos consumidores pelo Brasil a fora, você pode abrir uma nova linha de negócios com segurança de não ser copiado ou roubado.
4
Evita prejuízos financeiros
Com a sua marca registrada de forma correta, você impede que alguém te notifique da marca que criou e que você tenha que mudar tudo, apenas tudo da sua marca para continuar no mercado. Além disso, você pode notificar que está usando a sua marca registrada, sem perder vendas ou credibilidade da sua empresa
5
Credibilidade para sua marca
Não menos importante, que tal mostrar que sua empresa é completa e garante a credibilidade do seu negócio frente ao seu cliente? Sabe aquele ® que aparece posterior aos nomes? Ele é o símbolo de registro de marca e já foi provado que traz segurança e credibilidade para os clientes.
Há mais alguns pontos que podemos conversar e te explicar, benefícios que grandes empresários nem exitam em questionar e já querem garantem o registro da sua marca, muitas vezes antes mesmo de abrir o negócio. Ligue para a gente e te explicaremos mais sobre o Registro de Marcas e como fazer isso para a sua empresa
TODO ESSE TEXTÃO PARA DIZER O QUÃO É IMPORTANTE REGISTRAR A MINHA MARCA? O QUE GANHAM COM ISSO?
Registrar a sua Marca faz parte da nossa missão de profissionalizar empresas pelo Brasil, elevando o grau de confiança e de crescimento de diversos negócios.