top of page

Principais categorias que crescem na Black Friday


A Black Friday tradicional, que acontece no final do mês de novembro, ainda não chegou. No entanto, já tivemos por aqui a Black Friday Brasileira - a Semana Brasil, entre os dias 03 e 13 do mês de setembro e os resultados são considerados bastante satisfatórios, principalmente se levarmos em conta o período de pandemia em que estamos vivendo.

Segundo o ICVA (Índice Cielo de Varejo Ampliado), as vendas no e-commerce tiveram um crescimento de 91,1% comparado com o mesmo período no ano anterior. Incluindo os setores de transporte e turismo, as vendas online aumentaram em 10,3%.

Já no varejo físico, se comparado com a Black Friday do ano passado, os índices caíram 8,3%. Confira a seguir as categorias que tiveram maior destaque no período.

Setor de material de construção em alta

Com alta de 21,3%, a categoria de materiais de construção saiu na frente das demais. Em seguida, está o setor de supermercados e hipermercados, com aumento nas vendas de 13,2%.

Acredita-se que, devido às medidas de isolamento social, com as famílias tendo de passar mais tempo em suas casas, justifica-se o aumento das vendas nestas categorias. É o que notamos, também, nos próximos setores que obtiveram crescimento. São eles os setores de móveis e eletrodomésticos, com aumento nas vendas de 7%.

Diretamente afetado pela pandemia e o isolamento, o setor de alimentação, bares e restaurantes só obteve aumento na região Norte do País, comparado ao ano de 2019, teve alta de 9,5%. As outras regiões tiveram quedas nestes mesmos setores, sendo a região Sudeste com a maior baixa, -14,1%. Em seguida, a região Sul com queda de 9,3%, Nordeste com menos 7,3% e Centro-Oeste com queda de 4,5%.

A Vohaus quer saber: o seu negócio está preparado para a Black Friday oficial em novembro? Confira nosso artigo com dicas preciosas para alavancar as vendas neste evento anual tão aguardado e não se esqueça, estamos sempre a postos com uma solução para cada necessidade.

Comentários


bottom of page