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Como definir a Persona da sua clínica e por que isso é tão importante?



Você já ouviu falar em criação de personas para direcionar as ações de marketing na área da saúde? A criação de personas é uma ferramenta importante para quem busca conhecer melhor seu público-alvo e tomar decisões mais assertivas na hora de se comunicar com ele.

Persona é a criação de um personagem fictício que irá ajudá-lo a entender melhor seus clientes. O desenvolvimento da persona se baseia em pesquisa e análise de dados reais dos seus pacientes.


Quando você cria uma persona para sua clínica, consegue direcionar corretamente suas ações e conteúdo, pois passa a entender o que seu público gostaria de saber, por quais informações ele realmente tem interesse, quais canais são mais adequados para se comunicar e quais são os problemas que ele enfrenta. Assim você cria uma proximidade maior e fideliza mais clientes, pois entrega exatamente aquilo que eles esperam.


Como criar personas?


Para que a persona seja seu potencial paciente é preciso coletar dados dos seus clientes reais. Essa coleta de dados vai além das informações cadastrais, como faixa etária, grau de instrução ou sexo.


É necessário ir além e entender como seus pacientes de comportam, quais são seus hábitos de consumo, preferências, quanto tempo permanecem conectados. Você pode usar ferramentas como o Google Analytics para coletar essas informações e entrevistas. As respostas estão em todos os lugares, se atente até mesmo para as principais reclamações feitas pelos pacientes, elas demostram quais são as expectativas a cerca do atendimento.

Após coletar as informações, faça um documento em forma de narrativa, como se fosse uma descrição de como essa pessoa é, o que gosta, como se comporta, quais lugares frequenta, que tipo de conteúdo consome mais.


Uma empresa pode ter mais de uma persona, afinal atende pessoas com perfis diferentes e eles precisam ser considerados com suas particularidades, mas é um equívoco criar muitas personas, é aconselhado que sejam criados no máximo 3 perfis diferentes.


Agora que você tem esses dados e conhece o perfil dos seus pacientes, pode entregar a eles respostas para as perguntas que fazem, use essas informações a seu favor em suas estratégias de marketing que os resultados virão.

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