No design de moda, ele é uma ferramenta de comunicação da marca ou do designer que deseja apresentar seu trabalho, funcionando como um portfólio. Essa ferramenta de visual merchandising pode ser uma mostra fotográfica em forma de catálogo ou livro.
É uma ferramenta básica de comunicação no mundo da moda, sendo usada para marcas de roupas apesar de também existirem Lookbook para acessórios e até maquiagem e perfumaria.
Separamos 6 dicas para você construir um ótimo Lookbook para a sua marca:
1. O contexto:
O local onde será realizada a sessão fotográfica não deve roubar protagonismo à roupa. Trabalhe com um fundo simples que contraste com os looks escolhidos, e, se for realizado na rua, é importante a escolha do sítio adequado, que faça um bom enquadramento e que faça as roupas e modelos destacarem-se.
2. Quanto mais natural, melhor:
Se o modelo posa em excesso, a fotografia perde frescura, torna-se artificial e forçada. As melhores fotos são aquelas em que os modelos estão com um ar descontraído e natural.
3. Formato:
Deve ser apropriado. As fotografias devem ser, fora algumas exceções, verticais para
apreciar a totalidade de cada look. Também é importante realizar, além de fotos de corpo inteiro e de grupo, alguns close-ups onde se veja com detalhe cada uma das peças de vestuário e acessórios.
4. Qualidade:
A iluminação é muito importante. Deve-se evitar sombras, backlights e se trabalharmos com uma fonte de luz natural, procura fazê-lo nas horas de melhor luz. Dependendo do contexto do seu Lookbook, durante a manhã cedo tens uma luz branca e perfeita para fotos frescas e naturais e ao final do dia tens uma luz mais amarela e até com alguns matizes de laranja e rosa, perfeita para umas fotos mais românticas ou com um carácter vintage. Deves evitar a luz do meio-dia, que é o que produz as sombras verticais e duras. Portanto, o ideal é a primeira hora da manhã (quando o ar também é ainda pouco poluído e a visão é mais nítida) ou ao final do dia, princípio da noite.
5. Nitidez:
É fundamental garantir que a roupa esteja em foco e com clareza suficiente para apreciar
todos os detalhes, enquanto o fundo pode e deve aparecer desfocado para que os modelos e a roupa estavam sempre no plano principal.
6. Atenção aos detalhes: A atenção aos detalhes é a diferença entre uma foto, um Lookbook passar despercebido ou chamar-te a atenção. Portanto, pensa bem em cada pequeno elemento, de cada foto que queres para o teu Lookbook. Prepara a tua sessão fotográfica com tempo. Escolhe bem os modelos, as roupas e os looks, pormenores que queres destacar de cada look, a maquiagem e penteado para cada look, a expressão facial e corporal dos modelos, a história que queres contar no teu Lookbook.
Utilize esse instrumento a favor da sua marca e fique à frente nesse mercado tão competitivo, já que o Lookbook é um resumo das tendências da moda, ou seja, é importante para mostrar as roupas e não apenas o modelo. Foque no conteúdo da sua marca.
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