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Entenda como funciona uma operação de Marketplace



Basicamente, um Marketplace é um espaço para que os usuários coloquem seus produtos à venda. Podemos resumir como um shopping virtual. Trata-se de um portal de e-commerce colaborativo, já que ele reúne produtos e serviços de diferentes empresas ou até mesmo de vendedores autônomos.

Existe a vantagem desses portais serem grandes e terem muita visibilidade por fazerem investimentos na sua divulgação. Porém, por serem na maioria das vezes gratuitos, produtos parecidos ou até mesmo iguais aos seus podem estar sendo publicados ali por concorrentes, o que vai exigir um esforço maior da sua parte para se diferenciar.

Nesta fase em que estamos vivendo, houve um grande aumento de adesões às vendas on-line e novos usuários de marketplaces surgem a cada dia. Se você está pensando em aderir, saiba que não basta só se cadastrar e postar seus produtos. É preciso também fazer toda a gestão da sua loja virtual!


Escolha uma boa plataforma

Existem diversas delas disponíveis por aí. Algumas que podemos destacar pela relevância são: Mercado Livre, Amazon, OLX, Enjoei e até mesmo o Facebook.

Caso a sua necessidade tenha um nicho mais específico como por exemplo, se você vende utensílios para o lar, Ponto Frio, Casas Bahia e Magazine Luiza são alternativas interessantes.

Ou se você quer vender calçados e vestuários, Dafiti ou Netshoes podem ser boas escolhas.


Como divulgar

Independente de qual plataforma você selecionar ter atenção a alguns itens é fundamental:


· Títulos do anúncio

Colocar corretamente o nome do seu produto é fundamental. Este é o primeiro item com que os que os clientes terão contato e isso também vai facilitar que os buscadores encontrem seu anúncio.

Utilize sempre no título dos anúncios as palavras-chave que melhor descrevam o seu produto e não se esqueça de incluir a marca, o modelo e outros atributos relevantes.


· Fotos de qualidade

Além de uma foto bonita, mesmo que seja ilustrativa, é preciso que se tenha fidelidade com o que está sendo divulgado em relação ao que o seu cliente receberá. Nunca publique um anúncio de algo com uma foto de outra cor ou de um modelo diferente. É frustrante!

As imagens precisam estar sempre com boa resolução, sem marca d’água e, se possível, sem manipulações ou edições na arte.


· Descrições do produto

Quanto mais detalhes melhor! Informe aqui as especificações de material, qual é o prazo garantia, todas as funcionalidades e tudo mais que couber na limitação de caracteres do seu marketplace.


· Controle de estoque

Se o produto não estiver disponível, desative-o temporariamente da sua loja virtual. Não existe nada mais chato para um comprador do que ele se encantar por um item e não ter a possibilidade de finalizar a compra. Além disso você pode ter um concorrente na plataforma que ofereça algo semelhante e ele pode acabar “roubando” sua venda.


· Prazo de entrega

Não tente enrolar o seu cliente. Seja claro quanto ao preço, frete e, principalmente, o prazo das entregas. Pensar na logística é talvez o ponto mais importante em uma venda on-line para evitar reclamações.

No mais é só divulgar seus produtos e aproveitar todas as possibilidades da internet, principalmente agora que ninguém pode se dar ao luxo de sair de casa.


Boas vendas!

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